Geral

Conteúdo de Utilidade Pública. Orientações em Caso de Ameaças em Escolas.

Publicado em: 12/04/2023 11:43 | Fonte/Agência: Polícia Civil do Paraná

Whatsapp

 

???? *ATENÇÃO, CONTEÚDO DE UTILIDADE PÚBLICA, LEIA E REPASSE AOS SEUS CONTATOS. ORIENTAÇÃO EM CASOS DE AMEAÇA DE MASSACRES EM ESCOLAS* ⚠️

✅ VEJA as importantes orientações da *POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ*, por meio do *NÚCLEO DE COMBATE AOS CIBERCRIMES - NUCIBER*, sobre as recentes ameaças de massacres escolares.

⚠️ *CUIDADO* ⚠️ com o *EFEITO CONTÁGIO*, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos.

‼️ Mas fique calmo(a), a maioria dos casos são *FAKE NEWS* criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas.

???? Orientamos que os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomendamos criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. ????️???????? Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre.????‍♂️????‍♀️

✅ Todas as denúncias - referentes ao Paraná - estão sendo investigados pela POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ.???? ???? ????

???? Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. ????

???? Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais e faculdade situados em Curitiba, entre em contato com o NUCIBER.

???? Se a instituição de ensino for na Região Metropolitana de Curitiba ou cidade do interior do Paraná, entre em contato com a delegacia local.

*OU utilize o ☎️Disque-denúncia 181*

*LEMBRE-SE*: tire _print_ da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o *número* *de* *telefone* ou o *perfil* *da* *rede* *social* do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça. ????

❌ NÃO compartilhe _Fake News_!

???? SIGA no *INSTAGRAM* o perfil da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ para maiores informações sobre a repressão às ameaças de ataques e outros crimes.

https://instagram.com/pcproficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=

???????????????? Por fim, lembre-se: *a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!*

INSTAGRAM.COM

instagram.com


Imagens