Geral

Câmara de Cantagalo-PR adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

Publicado em: 01/10/2021 10:01

Programa lançado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU)
A Câmara de Cantagalo-PR passou a integrar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com objetivo fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção, implementar e auxiliar as boas práticas e medidas efetivas nesse sentido, sendo possível adesão de todos os entes da federação.
 Após a adesão, onde foi feita a avaliação da instituição e identificação dos pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas, será acessado um plano de ação adequado às necessidades do Município. A Adesão a esse programa favorecerá  a prevenção da corrupção, trazendo segurança para a realização das atividades do Legislativo.
A Rede de Controle da Gestão Pública, que compõe o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é integrada pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e várias outras instituições parceiras, formando a articulação de esforços, estratégias e diretrizes comuns, entre órgãos e entidades públicas, facilitando a fiscalização e o controle da gestão pública e prevenindo a fraude e a corrupção.
O Programa oferece ainda orientações, capacitações e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.
A Adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção demonstra o compromisso da Câmara Municipal de Cantagalo-PR no combate a corrupção e o pacto para a melhoria dos processos internos visando o bom uso do dinheiro público e o zelo pela população.
A partir de agora, o cidadão passará a visualizar no site da Câmara Municipal a Marca de Participante, que foi criada para que cada organização que aderir ao PNPC possa também
ser um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em
contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto.

Ao utilizar a Marca, a organização que fizer a sua autoavaliação assume um compromisso
consigo mesmo e com a sociedade de que irá implementar as boas práticas de prevenção,
detecção, investigação, correção, Monitoramento e Transparência.

Esta iniciativa tem como objetivo principal valorizar e incentivar as organizações públicas do
Brasil que se dispõe a se conhecer para melhorar seus padrões de integridade.